Veja como é possível criar um ambiente aconchegante em áreas externas de casas, apartamentos, clubes e condomínios
A decoração de áreas externas requer atenção, coerência e criatividade para que os resultados finais sejam fiéis à personalidade dos moradores.
No entanto, muita gente tem dificuldade para combinar móveis, cores e texturas, o que torna este assunto um pouco confuso.
Nesse sentido, elaboramos um tutorial com 8 dicas básicas para criar uma área externa decorativa e aconchegante.
1- Escolha uma paleta de cores atraentes e que converse com a sua personalidade
As cores transmitem ideias, pensamentos e gostos pessoais, por essa razão, devem ter atenção na decoração de ambientes externos. Dessa forma, existem duas alternativas principais: o de cores quentes ou a paleta de cores frias.
As cores quentes são usadas em ambientes externos utilizados para festas, confraternizações e encontros casuais com amigos e familiares. Sendo assim, amarelo, vermelho, laranja ou mesmo o pink transmitem alegria, diversão, energia e movimento.
Em contrapartida, as cores frias combinam mais com áreas externas mais íntimas e menos ocupadas. Então, você pode usar o verde, azul e roxo em cômodos compactos ou áreas pequenas, criando um espaço suave e delicado.
2- Crie pontos de atenção com a ajuda das luzes
Não é tão interessante exagerar no uso das luzes, mas também evitá-las por completo compromete a iluminação e menospreza o ambiente.
Nesse sentido, a iluminação de áreas externas deve criar jogos de luzes e sombra, sobretudo em espaços integrados.
Para isso, a melhor aposta é investir em luminárias em diferentes pontos da área externa, sem exageros.
3- Conte com a ajuda dos elementos naturais
Os elementos da natureza são admirados pelas pessoas e proporcionam uma beleza estética insuperável.
Neste caso, estamos nos referindo às plantas, que purificam o ar e renovam a atmosfera da área externa.
O mesmo pode ser dito sobre as flores e árvores de galhos, que garantem uma decoração amena e natural.
Além disso, o uso de cascas, musgos, sementes e conchas complementam o espaço e ainda podem ser usados na confecção de peças de artesanato como quadros, cestas, arranjos e topetes de pedra.
4- Priorize tecidos confortáveis
Usar diferentes tecidos em um mesmo espaço agrega valor e beleza na decoração externa, afinal eles estão disponíveis em diferentes tamanhos, espessuras e formatos.
A principal finalidade dos tecidos é transmitir beleza e coerência na decoração. Por isso, você deve aproveitá-los em cortinas, tapetes, blackouts, toalhas de mesa e trilhos.
5- Não se esqueça do jardim
Os jardins são as grandes sacadas na decoração de uma área externa. Afinal, as plantas trazem vida e naturalidade a qualquer ambiente, deixando os caminhos mais harmônicos e belos, convidando as pessoas a passarem por ele.
Nesse sentido, a criação de jardins verticais em espaços menores é uma solução criativa. Você só deve fixá-lo em uma parede e introduzir pequenos vasos de plantas de sua preferência.
Se a falta de espaço não for um problema, prefira plantas que crescem em contato com a luz do sol, gerando flores o ano todo.
6- A iluminação artificial também é uma aliada
Embora seja uma alternativa econômica, somente a iluminação natural não basta, principalmente no período da noite.
Neste caso, a iluminação artificial é a melhor solução. Nas áreas externas, o uso de lâmpadas permite a criação de efeitos especiais e diferenciados.
Um exemplo é aplicá-la na decoração de áreas externas mais rústicas ou com elementos de madeira.
Luzes coloridas podem deixar o ambiente mais bonito e chamam a atenção de todos, ao mesmo tempo que valorizam os demais elementos do ambiente.
7- Cuidado na escolha dos móveis
Móveis práticos, seguros e prestativos devem compor a decoração de ambientes externos, pois elevam o conforto.
Logo, as principais ideias são apostar em:
- Mesas e cadeiras
- Poltronas e sofás
- Bancos
- Espreguiçadeiras
- Balanços
- Armários
Contudo, prefira móveis de materiais resistentes à ação do sol e da chuva, principalmente se ficarem em áreas mais expostas. Então, as melhores opções são alumínio, ferro, plástico e aço.
8- Decoração ao redor da piscina
O uso de espreguiçadeiras e poltronas de relaxamento ao redor da piscina trazem conforto e valorização do espaço, que adquire status de exclusividade.
Além disso, o piso ao redor da piscina deve ser escolhido de acordo com a proposta inicial do projeto. O porcelanato, cerâmica, vinil e piso cimentício são os mais indicados pois têm uma manutenção facilitada e alta durabilidade.
Por fim, os pisos antiderrapantes não devem ser descartados, pois garantem a segurança dos banhistas e evitam acidentes.
Venha visitar o nosso showroom e conhecer todas as opções de móveis e piscinas que temos para te oferecer para você criar um ambiente aconchegante em áreas externas. Ou se preferir, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e solicite um orçamento!