Principais cuidados que você deve ter com a piscina no outono

Existem muitos cuidados com a piscina no outono que devem ter uma atenção dobrada. Pois, com a chegada do frio, é comum que a piscina volte a ser menos frequentada devido às temperaturas mais baixas que vão se aproximando.

No entanto, após o inverno, as temperaturas voltam a aumentar novamente e a manutenção da piscina nos meses de frio torna-se fundamental para garantir a diversão.

Afinal, a piscina é uma atração grandiosa e diferenciada que deve ser aproveitada em qualquer etapa do ano, independente da temperatura.

Nesse sentido, hoje você vai conferir quais são os principais cuidados que deve ter com a piscina no outono.

São dicas práticas e simples, mas bem úteis, que irão garantir o uso da atração mesmo nos dias mais gelados do ano.

1- Evite ter árvores muito próximas a área da piscina 

O outono é a época do ano que mais venta, o que significa que as folhas das árvores seguem um ritmo frenético e desenfreado.

Uma maneira de evitar que o acúmulo de folhas prejudique a piscina e possibilita o aparecimento de algas e fungos é cuidar das árvores próximas.

Para isso, basta podar as árvores que estão com muitas folhas e evitar plantar novas plantas ao redor. Então, prefira plantar árvores pelo menos 5 metros longe da água da piscina.

2- Adquira uma capa de proteção

cuidados com a piscina no outono - capa de proteção
A capa de proteção é colocada em cima da piscina e impede que a sujeira vá para o fundo.

Não é somente as folhas que podem sujar a piscina no outono, o acúmulo de poeira e detritos vindos da rua deixam a água suja.

Além disso, animais como pássaros e insetos podem matar a sede e acabar defecando na água. Mas, uma solução pode resolver estes problemas, o uso de uma capa de proteção.

 A capa de proteção é colocada em cima da piscina e impede que a sujeira vá para o fundo. Ao final, você só terá o trabalho de limpar a capa de proteção quando for usar a piscina, facilitando a manutenção e não impedindo o uso.

3- Semanalmente, retire folhas, insetos e impurezas da sua piscina no outono

Não é por que a piscina não vai ser usada nos meses de inverno que não deve ser limpa frequentemente. Mesmo com a capa de proteção, ainda é possível cair sujeira sobre a água.

Caso isso aconteça, a única alternativa é retirar as folhas com uma peneira. Já a poeira acumulada no fundo só pode ser resolvida com a aspiração.

cuidados com a piscina no outono - retirar folhas com uma peneira

4- Equilibre o PH e alcalinidade da água

A sujeira acumulada interfere nos níveis de PH e alcalinidade da piscina, portanto, é preciso usar um kit teste de medição para impedir o desequilíbrio nos níveis dessas medidas.

Lembre-se que o ph ideal de uma piscina deve estar entre 7,2 a 7,6 e a alcalinidade total deve se situar entre 80 a 120 ppm.

5- Evite o excesso de cloro 

O cloro é indispensável em qualquer época do ano, no entanto, o excesso de aplicação do produto é prejudicial.

Para não sofrer de irritação na pele e nos olhos, além de outros sintomas indesejáveis, é necessário usar a substância na medida certa.

A quantidade de cloro aceitável na piscina é de 1 a 3 ppm ou de acordo com as orientações do fabricante.

No entanto, no outono, é possível deixar que o nível de cloro acima de 2 ppm seja usado como referência para manter a qualidade da água.

Caso você ache essa tarefa chata, existem equipamentos capazes de aplicar cloro de forma automática no mercado, basta adquiri-los.

6- Considere aquecer a piscina no outono e no inverno 

Uma alternativa prática para não deixar de usar a piscina nos meses mais frios do ano é mantê-la aquecida.

Assim, você pode aproveitar as noites frias com a mesma diversão que ocorre no verão, sem ter perigo de ficar doente ou resfriado(a).

No entanto, para que isso aconteça é necessário possuir uma bomba de aquecimento, que pode ser adquirida em lojas especializadas em piscinas como a Água e Sol.

7- Para melhorar a qualidade da piscina no outono, use um clarificante

Em algumas situações, mesmo que a água da piscina esteja limpa, sem folhas ou impurezas, a cor deixa a desejar.

Todavia, o uso de um clarificante irá deixar a cor da água límpida e com um aspecto mais apresentável. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar no produto e causar problemas em virtude do excesso.

8- Mantenha um ciclo de manutenção frequente

Além das dicas já apontadas, a manutenção da piscina deve acontecer frequentemente durante o ano todo.

Por este motivo, é importante adotar as principais medidas de segurança e prevenção no inverno, para que as baixas temperaturas não sejam as causadoras da falta de diversão.


Ainda que você já saiba todos os cuidados com a piscina no outono, saiba que é muito importante que você cuide da sua piscina durante o ano todo. Conte com os serviços de limpeza e manutenção da Água e Sol, que utiliza produtos com garantia de procedência e com eficiência comprovada!