Conheça os principais cuidados com o ralo da piscina

Conheça os principais cuidados com o ralo da piscina

Usar a piscina no verão é uma das melhores formas de aproveitar a atração e garantir diversão para a criançada, mas se não houver cuidados com o ralo da piscina, você pode ter problemas.

Para aproveitar 100% a sua piscina (e garantir aquele bronzeado), os cuidados de manutenção não podem ser ignorados e isso inclui cuidar de todas as peças e acessórios.

Sendo assim, os principais cuidados com o ralo da piscina devem fazer parte da manutenção diária, para impedir a ocorrência de problemas mais graves.

É muito importante ter cuidado com o ralo da piscina.
É muito importante ter cuidado com o ralo da piscina.

Por isso, conheça os perigos que os ralos da piscina oferece e o que você pode fazer para impedi-los de acontecer: 

Acidentes com o ralo da piscina: O perigo é real 

Muita gente acredita que esta preocupação não faz muito sentido, no entanto, os fatos dizem o contrário.

Anualmente acontecem centenas de acidentes no mundo todo, envolvendo incidentes como a falta de cuidado e atenção nos ralos das piscinas.

Sendo assim, o ralo da piscina precisa de atenção e representa um inimigo oculto, mas que causa tragédias e acidentes.

Quando alguém está na piscina, é normal ficar descontraído(a) e relaxado(a), afinal, é para isso que as piscinas existem.

Entretanto, é comum que as pessoas pisem ou encostem as pernas ou os pés no ralo,  tomando um susto com a sucção.

Neste caso, o ralo da piscina puxa a água para o filtro de areia através da força da motobomba. Em um cenário favorável, a experiência acaba ficando apenas no susto.

Porém, se detalhes como as grades de proteção ou a instalação não estiverem corretas, a pressão é suficiente para prender alguém ali.

Por isso, sem os devidos cuidados, o ralo da piscina pode fazer com que uma criança ou até um adulto tenha seus cabelos sugados pela pressão da água, por exemplo.

Pode parecer fora do comum, mas acidentes como esses ainda ocorrem com muita frequência. Logo, a solução e prevenção estão nos devidos cuidados.

5 dicas úteis para evitar acidentes envolvendo o ralo da piscina 

1- Siga as normas técnicas da legislação

Durante a construção da piscina, é fundamental que as normas de construção sejam seguidas e aplicadas.

Sendo assim, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), disponibiliza a NBR 10339, um documento contendo as principais recomendações para a construção de piscinas.

Dentre essas recomendações está a necessidade de instalação de pelo menos dois ralos sugadores de água interligados entre si.

Assim, em casos de obstrução a pressão de um ralo é transferida para o outro, evitando acidentes e perigos relacionados.

2- Tenha atenção redobrada com as grades 

A escolha da grade do ralo deve ser feita com cuidado, pois frestas muito largas e espaçadas apesar de serem mais práticas, não são uma boa ideia.

Pois, este tipo de grade facilita com que os cabelos e a pele sejam sugados devido a pressão com mais facilidade.

Neste caso, a melhor opção é utilizar uma grelha especial de anti-aprisionamento, gritando a passagem de elementos maiores e que possam dissipar a pressão criada pela motobomba.

3- Cuidados na regulagem da velocidade de escoamento da água

Em alguns casos, mesmo que a pessoa implemente dois ralos interligados na piscina, pode ser que esta medida ainda não seja suficiente para dar conta da força da pressão da água.

Nesse sentido, a ABNT recomenda que a velocidade máxima de escoamento deve ser fixada em 0,5 m/s, com a intenção de evitar o aprisionamento por sucção.

4- Deixe o caminho para a casa de máquinas totalmente desobstruído

Outra dica importante para evitar as ideias envolvendo o ralo da piscina está em sempre deixar uma rota de fácil acesso à casa de máquinas.

Isso significa que se o fornecimento de energia do motor puder ser interrompido de maneira simples e ágil, a pressão de sucção do ralo vai desaparecer por completo.

Logo, qualquer pessoa que se envolver em um acidente no local conseguirá se desvencilhar facilmente.

No entanto, é importante saber que o melhor cenário é de que o motor deve estar sempre desligado, enquanto a piscina estiver sendo frequentada. 

5- Não deixe as crianças menores sozinhas na piscina 

Apesar de que acidentes podem acontecer tanto com crianças quanto adultos, elas são mais frágeis e vulneráveis a acidentes.

Por isso, é importante sempre supervisioná-las, para evitar acidentes e principalmente, o afogamento.

Além disso, evite deixar que elas brinquem próximas a área do ralo, principalmente se a pressão do acessório for alta.

6- Mantenha a piscina sempre limpa com os produtos certos 

A última dica, mas não menos importante, diz respeito ao uso de soluções seguras, certificadas e com eficácia comprovada na higienização da piscina.

Para isso, conte sempre com a Água e Sol, afinal, é uma empresa que atua a vários anos fornecendo as melhores opções para a piscina da sua casa.

Conheça nossos produtos agora mesmo clicando aqui.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp