Como escolher tamanho e formato da piscina? 

evolution-kisol-piscinas

Escolher o tamanho e formato da piscina é uma dúvida comum na cabeça de quem vai construí-la em casa. 

Afinal, a piscina é peça indispensável em projetos voltados para o lazer em condomínios, hotéis, resorts e residências de alto padrão.

Além disso, a piscina valoriza comercialmente o imóvel e pode oferecer um diferencial competitivo nos empreendimentos turísticos.

Muita gente não sabe, mas a escolha do tamanho e formato da piscina pode valorizar muito a sua residência e o seu projeto.

Por isso, neste artigo você vai conferir dicas úteis na escolha do tamanho e formato da piscina ideal para o seu perfil.

Piscinas de Alvenaria
Piscina de alvenaria personalizada, exclusiva para a sua casa.

1- Analise qual será a frequência de uso e o número de frequentadores do local

A primeira dica para escolher o tamanho e formato ideal para a piscina leva em consideração a frequência de uso e o número de pessoas que irá frequentá-la.

Para isso, tenha noção de como é o seu perfil, pois não faz sentido construir uma piscina quadrada grande se você não usá-la com frequência.

2- Verifique o tamanho do terreno para encaixar o melhor formato da piscina

O tamanho do terreno que será usado para a construção da piscina deve comportar a piscina e ainda deixar um espaço para o deck, casa de bomba, sauna e outros acessórios relacionados.

Por sua vez, um terreno pequeno deve ser usado para piscinas com formatos menores, como o modelo triangular ou em formato de feijão.

formato feijão para piscina de fibra
Especial 704 – Modelo “feijão”

Assim, saiba que é possível construir piscinas em locais pequenos, desde que com a ajuda de um designer ou de uma empresa de construção de piscinas.

3- Utilize sistemas compatíveis com o nivelamento do terreno 

O nivelamento do terreno irá interferir na escolha do sistema construtivo que será adotado na construção.

Dessa forma, os terrenos planos são fáceis de escavar e ótimos para construção de piscinas de concreto e alvenaria.

Em contrapartida, o sistema construtivo acima do solo é mais indicado em terrenos de aclive ou declive onde as piscinas de vidro ou fibra de vidro são as mais indicadas.

4- Escolha o material adequado para o formato da piscina

A escolha do formato da piscina também leva em consideração o espaço disponível no terreno. Logo, as piscinas de fibra de vidro, por exemplo, são padronizadas de fábrica e não permitem personalizações, o que limita alguns projetos.

No entanto, as piscinas de alvenaria, vinil, concreto ou manta armada podem ser construídas em pequenos espaços laterais das casas.

O público frequentador não deve ser esquecido durante a construção. Para crianças, piscinas com formato de Prainha são uma boa opção.

Além disso, este formato permite que uma parte rasa esteja disponível para a diversão dos pequenos.

Existem também alguns modelos de piscinas que já vem com escadas para facilitar o acesso dos banhistas ao tanque.

Afinal, qual formato da piscina escolher: redonda ou quadrada?

A facilidade na instalação e a praticidade dos modelos redondos e quadrados fazem com que eles sejam os mais escolhidos.

Modelos redondos, por exemplo, ocupam menos espaço na área de lazer, porém, dificultam a prática de esportes aquáticos, caso esta seja a ideia.

Por outro lado, as piscinas quadradas ocupam mais espaço, mas permitem a prática de esportes como natação e hidroginástica.

Da mesma forma que, caso a ideia seja a prática de esportes, é mais recomendado uma piscina maior e com uma profundidade mais funda.

Influência do orçamento na escolha 

Os custos e o orçamento disponível para instalação de cada modelo é um dos principais fatores a serem analisados na escolha do tamanho e formato da piscina.

Sendo assim, as piscinas de fibra, vinil ou manta armada dispensam de etapas construtivas de impermeabilização do solo e revestimento interior.

Em alguns casos, estes modelos podem economizar de 30 a 60 dias de obra e alguns milhares de reais.

No entanto, as piscinas de alvenaria e concreto demandam mais tempo para serem construídas e custam mais caro.

Desse modo, o orçamento influencia bastante no projeto, mas é possível construir uma piscina mais simples e atrativa ao mesmo tempo, pois criatividade é o que não falta nos brasileiros.

Cuidados com a segurança no lazer

Para finalizar, você deve analisar seu formato e material da piscina é compatível com acessórios como corrimãos, escadas, cascatas, iluminação LED, dentre outros.

Afinal, esses acessórios deixam a piscina mais segura, moderna e melhoram a qualidade da água para o banho, proporcionando mais diversão. Portanto, não esqueça destes detalhes na hora de começar o projeto de construção da piscina.


E essas foram algumas dicas para escolher o tamanho e formato certo para a piscina da sua casa, esperamos que possamos ter lhe ajudado com as questões mais comuns.

Caso deseje instalar uma piscina na sua casa, a Água & Sol está pronta para lhe atender. Entre em contato e converse com a nossa equipe!