Cuidados com a sua piscina no verão

cuidados com a piscina no verão

Certamente você usa mais a sua piscina no verão, não é mesmo? A estação chegou e, com ela, o aumento do uso da piscina é uma constante. Afinal, é um período de férias e descanso para muitos. No entanto,  o uso mais frequente das piscinas nessa época do ano exige mais cuidados com relação à qualidade da água e saúde dos frequentadores.

Nesse sentido, você vai conferir alguns cuidados necessários na piscina durante o período de verão. Assim, vai poder aproveitar cada dia de calor sem preocupar-se com ocorrências desagradáveis.

Cuidados com a sua piscina no verão
Verão é a estação das piscinas. Aproveite!

Cuidados Técnicos

De início, é necessário verificar o funcionamento de equipamentos básicos para o funcionamento da piscina. Para isso, você deve realizar uma vistoria em locais como motor, bomba e sistema de filtragem, pois devem estar em perfeito estado e funcionamento.

Recomenda-se que esta vistoria seja feita a cada 15 dias, pois o correto é o funcionamento desses equipamentos garante que os tratamentos químicos da água surtam efeito.

Cuidados na limpeza da superfície, fundo e nas bordas

Como a piscina fica exposta o dia todo no verão, é normal que folhas e insetos caiam sobre a água. Para que isso não impeça o uso, a filtração e peneiração da piscina deve ser feita diariamente.

Com relação a filtragem, esta deve ser feita a cada 6 horas. Além disso, a aspiração não deve ser esquecida, sendo necessária de 15 em 15 dias.

limpeza da piscina

Produtos químicos como bronzeadores e protetores costumam deixar resíduos na água e para a resolução deste problema existem eliminadores de oleosidades, que podem ser adquiridos em lojas especializadas.

Cuidados com a qualidade da água 

Atividades como medição de alcalinidade, medição de PH e cloro não devem ser ignoradas. Neste caso, devem ser feitas diariamente em piscinas de edifícios e semanalmente em piscinas de residência.

O PH da água deve estar entre 7 e 7,4, já a alcalinidade deve ficar entre 1.0 e 3.0 PPM, ou partes por milhão. Por fim, a granulação do cloro deve estar entre 80 e 120 PPM. Estes valores devem ser respeitados, do contrário, podem trazer malefícios para a saúde. 

Cuidados com a qualidade da água 

A alcalinidade desajustada por exemplo, dificulta o equilíbrio do PH, que por sua vez deixa a água turva e provoca danos a outros equipamentos. Em contrapartida, um PH desajustado causa irritação nos olhos e na pele, deixa os cabelos ressecados e corrói equipamentos.

O cloro é o principal agente sanitizante e desinfetante da água, e o monitoramento desses parâmetros pode ser feito através da aplicação de kits teste. Estes processos são simples e podem ser feitos pelo próprio morador ou por um funcionário, no caso de piscinas em edifícios. 

Caso seja necessário aumentar ou diminuir os parâmetros da água, as lojas especializadas dispõe de materiais específicos para cada fim, na sua lista de produtos.

Presença de algas

Quando a água da piscina encontra-se esverdeada, indica a presença de algas, que deixam a cor turva e com um odor desagradável. Apesar de não causar doenças, as algas fornecem nutrientes que servem como alimento para bactérias, que podem transmiti-las. 

Assim, para manter a piscina livre das algas, é preciso estar atento aos níveis de alcalinidade e PH. Pois, caso estes estejam acima ou abaixo da média considerada ideal, o cloro é consumido rapidamente, facilitando o aparecimento de algas.

A boa notícia é que além de manter as análises de parâmetros da água sempre em dia, você também pode usar um algicida semanalmente.


Estes foram alguns cuidados que você deve ter na piscina no verão, pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos, mas podem atrapalhar a diversão.

Aqui na Água & Sol, possuímos uma equipe especializada em manutenção de piscinas

Entre em contato com a nossa equipe e solicite seu orçamento!