Cloro em excesso na piscina? Saiba o que fazer

Percebeu a presença de cloro em excesso na piscina? Não sabe o que fazer? Leia este artigo até o fim e saiba como resolver a situação.

O excesso de cloro na piscina é prejudicial para a saúde e compromete a limpeza da água, contribuindo para diminuir a diversão nos fins de semana.

Por sua vez, a alta concentração de cloro na água é uma situação que acontece devido a erros na aplicação do produto. Sendo assim, é importante saber quais medidas devem ser tomadas para que isso não aconteça com frequência.

criança mergulhando na piscina
Não permita que o excesso de cloro na piscina atrapalhe a sua diversão.

Perigo do excesso de cloro na piscina 

O cloro é a substância mais usada para limpar as piscinas de todo o país, agindo como desinfetante e eliminando todos os microrganismos que estão na água.

Dessa forma, seu uso é indispensável e necessário para garantir mergulhos divertidos e seguros para a família.

Entretanto, existe uma medida certa de cloro para ser usada nas piscinas e o excesso do uso pode causar problemas como intoxicação e ardência nos olhos.

Quando isso acontece, sintomas podem acontecer como:

  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Irritação na pele;
  • Vermelhidão;
  • Reações alérgicas graves;
  • Asfixia;
  • Queimação na garganta;
  • Parada respiratória.

Imagine o quão grave é o excesso de cloro para a saúde de forma geral, principalmente para as pessoas que possuem pele sensível ou problemas respiratórios. 

Como detectar excesso de cloro na piscina 

Para detectar o excesso de cloro na piscina é preferível evitar que os sintomas que você leu agora pouco se manifestem nas pessoas que a utilizam.

Para isso, é necessário que um especialista na área seja acionado, uma vez que a manutenção de cloro e outros produtos químicos deve ser segura e requer cuidados.

Além disso, diferente do que muitos acreditam o excesso de cloro não causa forte odor na água, pelo contrário, é totalmente inodoro, ou seja, sem cheiro.

Logo, o cheiro de cloro na piscina não quer dizer que exista excesso na água, apenas trata-se do  resultado da ação do produto em contato com o suor dos banhistas ou protetor solar, por exemplo.

O que fazer para acabar com o problema

Teste para detectar cloro em excesso na piscina

Teste de Cloro 

O teste de cloro, também chamado de Kit Teste de Cloro e PH ou Fita Teste Cloro, é um teste que mede a concentração da substância na água, informando se os valores encontrados estão adequados ou não.

Sendo assim, o ideal é que os resultados estejam entre 1,0 e 3,0 ppm, valores abaixo ou acima indicam que ações devem ser tomadas para resolver o problema.

Drenagem Parcial 

Esta solução é indicada para casos em que o nível de cloro está acima de 5 ppm, onde é necessário esvaziar parte da piscina.

Tem a finalidade de diluir o cloro na água, reduzindo assim sua concentração. Porém, esta solução é a última a ser considerada, pois promove maior desperdício de água, além de ser um processo lento.

Soluções Práticas 

Primeiro de tudo, a medida mais sensata é parar de adicionar cloro na piscina. Além disso, retire o flutuador da água, essa medida vai forçar o cloro em excesso a entrar em ação, diminuindo consideravelmente seus níveis na água.

Outra maneira eficiente de eliminar o excesso de cloro na piscina é aproveitá-la ao máximo em um dia ensolarado. Para isso, retire qualquer tipo de cobertura ou proteção que evite a incidência direta da luz solar na água, acelerando o processo de evaporação.

Esta medida simples traz ótimos resultados, onde a concentração de cloro diminui em 90% após cerca de 2 horas de exposição direta ao sol.

Todavia, um processo semelhante pode ser útil nas piscinas que contam com um sistema de aquecimento. Nesse caso, basta aumentar a temperatura da água, pois assim você irá acelerar a evaporação e estimular a proliferação de microrganismos e bactérias no espaço.

Dessa forma, o cloro vai entrar em ação combatendo-os e diminuindo seus níveis de  concentração na água.  

Conte com o Serviço de Manutenção de Piscinas da Água e Sol 

Quando os níveis de cloro na piscina estão adequados, a diversão fica mais completa e o uso torna-se mais agradável e confortante.

Sem falar na pureza da água, que é importante para evitar o crescimento de sujeira e bolores, que podem causar doenças.

Para isso, conte com os serviços de limpeza e manutenção da Água e Sol, que utiliza produtos com garantia de procedência e com eficiência comprovada.

Além disso, a Água e Sol oferece as melhores soluções para o equilíbrio térmico e químico da água da sua piscina. Conheça nossos produtos agora mesmo clicando aqui.