Ter uma piscina em casa é garantia de lazer e diversão para família e amigos. Hoje em dia o mercado já oferece opções cada vez mais econômicas e acessíveis para a instalação de piscinas em casa. Contudo, muitas vezes a manutenção demanda um certo trabalho e, quando não realizada corretamente, acarreta problemas estéticos e estruturais. Então você se pergunta: “Será que é hora de trocar o revestimento da piscina?”
Acompanhe esse artigo, que vamos te responder todas as dúvidas sobre a troca de revestimento da sua piscina.
Como saber se é hora de trocar o revestimento da piscina?
Se você percebeu infiltrações, trincas e/ou vazamentos na piscina, pode ser que com um simples reparo o problema se resolva. Contudo, se o material está completamente prejudicado, é hora contratar um profissional para trocar o revestimento.
Cada material apresenta sinais específicos de que precisa de reparos, portanto, se você percebeu alterações, é preciso ficar em alerta.
Nas piscinas de alvenaria com revestimento de azulejo, é hora de trocar o revestimento quando encontrar fungos se proliferando nos rejuntes, que os deixam mais escurecidos.
Já em piscinas de vinil, o revestimento fica ressecado e com aspecto esbranquiçado.
No caso das piscinas de fibra, elas se desbotam e perdem o tom original.
Quais cuidados devo ter ao trocar o revestimento da piscina?
Tomar a decisão de trocar o revestimento da sua piscina precisa ser com cautela. Existem muitos pontos a considerar no processo e o auxílio de um profissional é fundamental para isso.
É muito importante, por exemplo, verificar se há algum lençol freático que possa inundar o terreno. Tenha cuidado redobrado com piscinas de fibra, pois são mais vulneráveis a sofrerem rachaduras. Alguns aspectos devem ser considerados durante a troca de revestimento da piscina.
Outro ponto importante é ter certeza de que as paredes estão limpas e sem irregularidades que possam danificar o novo revestimento.
Faça uma limpeza profunda na piscina antes de instalar o revestimento, aspire bem os cantos e lave com água clorada na proporção de 70% cloro e 30% água.
Todos esses cuidados são de extrema importância e fundamentais para uma instalação bem-sucedida do revestimento da piscina. Caso contrário, sua piscina pode sofrer vazamentos e infiltrações.
Depois da colocação do revestimento, os cuidados com a limpeza e manutenção são os mesmos de sempre, como checar regularmente vazamentos e infiltrações; limpeza regular da água e faxinas no entorno da piscina.
Uma recomendação para piscinas de fibra é realizar a troca de revestimento em estações secas, para que a água da chuva não alague o terreno.
Quais modelos posso escolher ao trocar o revestimento da minha piscina?
Você pode optar por trocar o revestimento entre o mesmo material, como fibra por fibra, vinil por vinil ou pastilhas por pastilhas.
Porém, se você não deseja mais o material atual, pesquise sobre as características de cada tipo, pois eles demandam procedimentos diferentes para a instalação do revestimento.
Confira as trocas que você pode realizar e entenda como funciona a instalação para cada tipo de material:
Azulejo para vinil
Azulejo para vinil é uma troca muito utilizada para solucionar problemas de vazamentos estruturais. Isso porque o vinil é impermeabilizante e tem um custo mais baixo do que uma reforma completa, que demandaria outras etapas.
Para realizar a troca, o profissional irá arrumar imperfeições que podem danificar o vinil, bem como revestir a piscina com massa fina e instalar os componentes vinílicos.
Fibra para vinil
Também é possível transformar uma piscina de fibra em vinil. Dessa forma, você poderá alterar o acabamento da piscina e personalizá-la.
O processo de troca é bem simples: basta realizar a adaptação da borda para colocação do perfil de fixação e dos cantos
Vinil para azulejo
Essa troca não é possível, uma vez que as estruturas são bem diferentes uma da outra.
A piscina de vinil é construída com uma base de alvenaria e sem impermeabilizante, visto que o vinil já é impermeável; enquanto a de azulejo é construída com base de concreto armado e com impermeabilizante. Alguns clientes consideram a opção de trocar o revestimento em vinil por azulejo.
Como você observou neste artigo, fazer a troca do revestimento da piscina é um processo relativamente simples, ainda mais abrindo a possibilidade de alterar o material de revestimento.
Se você contratar profissionais capacitados nesse tipo de serviço e seguir todos os cuidados com a limpeza e manutenção anteriores e posteriores à instalação, a troca será feita tranquilamente e sem maiores problemas no futuro.